• Abertura da 17a edição da CineBH ­– Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 14o Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting

    Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte tem abertura no Cine Theatro Brasil Vallourec com performance e exibição do filme “Zé”; evento ocupa a capital mineira até 1o de outubro com programação gratuita que vai ocupar 8 espaços da cidade, 93 filmes, 32 debates e 14o Brasil CineMundi

    A 17a edição da CineBH ­– Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 14o Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting começam nesta terça-feira, dia 26/9, transformando a capital mineira na cidade do cinema latino-americano e no maior ambiente de negócios audiovisuais do país. A programação gratuita segue até o dia 1o de outubro com 93 filmes nacionais e internacionais em pré-estreias e mostras temáticas (39 longas, 31 curtas e 3 médias-metragens), debates, painéis e rodas de conversa, masterclasses internacionais, oficinas e encontros de coprodução. Em toda a cidade serão 8 espaços na capital mineira, além de uma grade exclusiva online pelo site do evento (www.cinebh.com.br).

    A noite de abertura vai apresentar a temática do ano, “Territórios da Latinidade”, seguindo pelo segundo ano com o recorte de cinema da América Latina. A noite ainda vai contar com a homenagem dupla desta edição a dois artistas mineiros: o cineasta Rafael Conde e a atriz e diretora Yara de Novaes, que receberão o Troféu Horizonte como tributo por suas trajetórias.

    A performance de abertura acontece no Cine Theatro Brasil Vallourec, a partir das 20h. Com criação e direção de Chico de Paula e roteiro de Chico de Paula e Raquel Hallak, coordenadora geral da mostra, a performance, que mescla arte, música, imagens e movimento, buscou inspiração nos conceitos da CineBH e vai destacar especialmente o espírito da latinidade a partir das ideias de “território” e “continente”. A apresentação será de David Maurity e trilha sonora ao vivo de Vinicius Amaral. Ao longo da abertura, participam a atriz Christiane Antuña, o ator Eduardo Moreira, o músico Renato Luciano e o VJ Ímpar.

    Na sequência, os espectadores vão assistir ao filme de abertura da 17a CineBH, “Zé”, novo longa-metragem do homenageado Rafael Conde. Inspirado na história real do militante José Carlos da Mata Machado, o filme narra a luta do protagonista contra o regime militar e as consequências trágicas da ditadura. Com isso, a abertura da CineBH será um grande evento, num dos espaços mais queridos da cidade e em plena praça Sete, que conecta as discussões da mostra em 2022: a latinidade como questão de território, o sucesso amplificado de dois grandes nomes da cultura mineira e uma cinebiografia com diversos ecos nos dias de hoje.

    Será também o começo de algumas inquietações que o evento vai propor, como no debate “Território(s) da Latinidade”, no dia 27/9, que reúne parte da curadoria da Mostra para apresentar os conceitos das mostras dedicadas à América Latina. E o Palácio das Artes vai ser a sede do Brasil CineMundi, programa de coprodução que trará a Belo Horizonte mais de 60 convidados de várias partes do mundo para estarem em encontros e atividades de olho no cinema brasileiro do futuro.

    Para saber detalhes sobre os filmes da mostra e todas as demais ações do ano, além de mais debates e encontros, acesse aqui.

    SOBRE A 17ª CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE

    O CINEMA BRASILEIRO EM CONEXÃO COM O MERCADO INTERNACIONAL E A CAPITAL MINEIRA

    A CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, o evento de cinema da capital mineira, chega a sua 17ª edição entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro de 2023. O evento promove a conexão entre o cinema brasileiro e o mercado internacional e se apresenta como instrumento de formação, reflexão, exibição e difusão do audiovisual em diálogo com outros países.

    A CineBH prevê em sua programação a oferta de atividades oferecidas gratuitamente ao público: exibições de filmes nacionais e internacionais, pré-estreias e mostras retrospectivas, programa de formação com a oferta de oficinas, workshops, laboratórios, masterclasses, debates e painéis, promoção do fomento ao empreendedorismo, dissemina a informação, produz e difunde conhecimento, cria oportunidades de rede contatos e negócios, reúne a cadeia produtiva do audiovisual numa programação abrangente e gratuita.


    A 17ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 14º Brasil CineMundi integram o Cinema sem Fronteiras 2023 – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção e que reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea, em janeiro) e a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (que difunde o audiovisual como patrimônio e ferramenta de educação, em junho).

    Senhores de Aruanda: Umbanda e Resistência
    Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2023.

    Participe da Campanha #EufaçoaMostra

    Na Web: www.brasilcinemundi.com.br / www.cinebh.com.br / www.universoproducao.com.br

    No Instagram: @universoproducao

    No Youtube: Universo Produção

    No Twitter: @universoprod

    No Facebook: brasilcinemundi/cinebh / universoproducao

    No LinkedIn: universo-produção

    Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

    Site oficial do evento: WWW.CINEBH.COM.BR

    SERVIÇO

    17a CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE

    26 de setembro a 1º de outubro de 2023

    LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

    LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

    ESTE EVENTO É REALIZADO COM RECURSOS DA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA DE BELO HORIZONTE

    Patrocínio: ITAÚ, MATER DEI, PREFEITURA DE BH, COPASA, CEMIG/GOVERNO DE MINAS GERAIS

    Parceria Cultural: SESC EM MINAS, CASA DA MOSTRA E CIRCUITO DA LIBERDADE/FUNDAÇÃO CLOVIS SALGADO/GOVERNO DE MINAS GERAIS

    Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

    SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS
    MINISTÉRIO DA CULTURA | GOVERNO FEDERAL – UNIÃO E RECONSTRUÇÃO

    Esta postagem foi publicada em 26 de setembro 2023 as 0:57:40 e está arquivada em Notícias  e   teve até o momento 362 visualizações
    Escreva sua resposta

    Seu e-mail não será publicado.

    *
    *